Nossa história

O SAAE, Serviço Autônomo de água e Esgoto de Guapé/MG foi criado pela Lei Municipal nº 845 em 11 de abril de 1979 e regulamentada pelo Decreto nº 131.

Construída em 1.982, a ETA (Estação de Tratamento de Água) tem capacidade para tratar 15 l/s, porém com o aumento da demanda e o crescimento da população, foram necessárias algumas mudanças em sua estrutura.

Antes da execução da obra, nossa água não possuía nenhum tipo de tratamento, no período chuvoso, o abastecimento era de péssima qualidade, a água era barrenta e vermelha, o que provocava uma serie de doenças como verminose, diarreia e outras mais causadas pela ingestão de água sem tratamento.

Com a reforma de ampliação, hoje sua capacidade chega a 29 l/s vazão suficiente para atender nossa cidade nos próximos 10 anos.

Mas os investimentos não param por ai, no ano de 2014, demos início a tão sonhada obra: Um reservatório de água com capacidade para 500 mil litros.

RESERVATÓRIO DE ÁGUA

No ano de 2015, o mesmo foi inaugurado uma semana antes do carnaval, o que manteve o abastecimento de forma integral durante todos os dias do carnaval considerado um período de maior consumo de água devido ao elevado numero de turistas e visitantes.

Com o novo reservatório em funcionamento, nossa reserva de água tratada, passou de 500 mil litros para 1 milhão de litros/dia.